Compartilhar sua internet com vizinhos pode até parecer uma boa ideia, mas não é. Essa ação pode trazer diversos problemas para você e sua conexão, e afetará diretamente sua navegação pela internet. Para ajudar você a entender melhor o motivo de isso ser um mau negócio, listamos os três principais problemas que o usuário pode ter. Confira:
1 – Prejudica a velocidade da sua internet:
Ao compartilhar sua internet, mais pessoas irão utilizá-la, o que significa mais dispositivos conectados e maior divisão da banda disponível, o que acaba deixando a navegação mais lenta.
2 – Pode afetar a segurança dos seus dados:
O compartilhamento de internet normalmente coloca todos os equipamentos (TV, celular, notebook) , seus e do seu vizinho, em uma única rede, onde compartilham informações entre si. Isso significa que você possibilitará que outras pessoas tenham acesso aos seus equipamentos, colocando sua privacidade em risco, e enfraquecendo a segurança da rede.
3 – Pode gerar problemas legais e com a polícia:
Além do compartilhamento de internet ser uma prática ilegal, também pode gerar problemas mais sérios com a polícia. Isso acontece porque a internet da sua casa possui um número de identidade chamado de IP, que é de uso exclusivo no seu endereço. Ao compartilhar sua internet com seu vizinho, por exemplo, ele usará o seu número de IP. Caso a polícia venha a descobrir que ele cometeu um crime virtual, você também pode ter que responder por esse crime, uma vez que o IP que ele usou está registrado em seu nome.
Para evitar esse tipo de problema, utilize senhas Wi-fi mais seguras, que possuam ao menos 8 dígitos e misturem números com letras, e não a forneça para ninguém!